Sob a gestão do secretário Orlando Morando, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de São Paulo celebra o Dia do Turista, nesta sexta-feira (13), com um serviço especializado para os estrangeiros que visitam a cidade: um efetivo de Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) bilíngues auxiliam turistas estrangeiros nas mais diversas situações, desde uma simples orientação de localização ao socorro em casos de emergências.
Um exemplo marcante da importância do trabalho desse grupo foi o atendimento a um cidadão do Iêmen, um país em guerra, que teve seus documentos furtados e, com apoio do efetivo bilíngue, foi conduzido à Polícia Federal para solicitar asilo humanitário.
“Muitas vezes atuamos em parceria com os Centros de Apoio ao Imigrante, ajudando estrangeiros em situação de vulnerabilidade a obter documentação, cursos de português e até mesmo oportunidades de trabalho”, explica a subinspetora Mara Marta Martins, intérprete de inglês, italiano e francês.
Atualmente, estão em ação 20 agentes bilíngues, capacitados para se comunicar em inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, árabe e mandarim. O uniforme de cada agente é identificado com a bandeira do país correspondente ao idioma que domina, facilitando o reconhecimento imediato pelos turistas.
Somente neste ano, a equipe já realizou mais de 1.500 atendimentos a estrangeiros, de 67 países, oferecendo apoio com informações turísticas, sobre itinerários, dicas de segurança e encaminhamentos, quando necessário.
Esses profissionais atuam em locais turísticos de grande circulação, como a Avenida Paulista, o Mercado Municipal e o Museu do Ipiranga, além de grandes eventos, como a Virada Cultural, Carnaval, a Fórmula 1 e a NFL.
Smart Sampa referência em segurança e receptividade
Localizada no Centro Histórico, a Central do Smart Sampa já se consolidou como um modelo de segurança – afinal é dali que as equipes gerenciam o maior sistema de monitoramento da América Latina, com mais de 31 mil câmeras integradas.
O que muita gente ainda não sabe, no entanto, é que o local também é um ponto turístico onde os agentes da GCM estão a postos para receber visitantes do Brasil e do exterior, com o apoio do efetivo bilíngue.
Além de conhecer o funcionamento da vigilância por câmeras inteligentes com reconhecimento facial, os turistas encontram por ali banheiros com acessibilidade, bebedouros, fraldário, além de tomadas para carregamento de celulares e notebooks – o que torna o espaço uma escolha comum dos guias turísticos para reunir seus grupos e fazer uma pausa.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso da GCM com uma São Paulo mais segura, inclusiva e acolhedora. E firmam a capital cidade como uma potência global também no quesito hospitalidade.